Pessoas Felizes, Sonhos Realizados.

Melhor Clínica de Recuperação para Dependência de Chocolate

CHOCOLATE gostoso até se tornar dependência ou doença

TRATAMENTO PARA DEPENDENTES DE CHOCOLATE

O desejo de chocolate é muito comum, mas podemos realmente ser viciados nisso? Esses impulsos poderosos de comer podem ser classificados como um vício? Acredite: existem pessoas que realmente são dependentes de chocolate e isso precisa ser tratado, o que o tratamento saúde mental oferece às pessoas que sofrem desse mal.

POR QUE AS PESSOAS SE TORNAM DEPENDENTES DE CHOCOLATE?

Nós geralmente ansiamos por alimentos devido a estímulos externos e nosso estado emocional, ao invés de realmente estarmos com fome. Nós tendemos a ficar entediada, ansiosa ou deprimida imediatamente antes de sentir desejos, então uma forma de explicar os desejos é a necessidade de sentir-se feliz.

O chocolate, especificamente, é o alimento mais procurado por homens e mulheres, e muitas dessas pessoas se descrevem como “chocólatras”, dado o intenso desejo que têm de consumir chocolate. Os chocólatras insistem que é um hábito, que produz uma sensação instantânea de bem-estar e até mesmo que a abstinência leva a sintomas de abstinência. Eis que estamos diante de dependentes de chocolate.

SENSAÇÃO DE PRAZER E SATISFAÇÃO PARA DEPENDENTES DE CHOCOLATE

Quando comemos alimentos doces e ricos em gordura, incluindo chocolate, a serotonina é liberada, fazendo-nos sentir mais felizes. Isso explica, em parte, os desejos comuns no transtorno afetivo sazonal (SAD) e na síndrome pré-menstrual.

Em muitas mulheres, o desejo ocorre em um ciclo mensal, o que sugere uma base hormonal. 

Um relatório recente da revista New Scientist sugere que as pessoas podem se tornar excessivamente dependentes do açúcar e da gordura do chocolate. O pesquisador da Universidade de Princeton, Dr. John Hoebel, descobriu que ratos alimentados com açúcar ficaram ansiosos quando o açúcar foi removido. Seus sintomas incluíam os dentes batendo e os tremores - semelhantes aos vistos em pessoas que se retiram da nicotina ou da morfina. Hoebel acredita que os alimentos ricos em gordura estimulam os opiáceos ou "substâncias químicas do prazer" no cérebro. Esta teoria é apoiada por muitos outros estudos.

OS EFEITOS DO CHOCOLATE

O chocolate contém vários ingredientes biologicamente ativos, os quais podem causar comportamentos anormais e sensações psicológicas, como as de outras substâncias que causam dependência. Por isso é comum as pessoas se tornarem dependentes de chocolate e necessitarem do tratamento saúde mental.

Pesquisadores da Universidade de Tampere, na Finlândia, descobriram que os "viciados" de chocolate auto-proclamados salivavam mais na presença de chocolate e mostravam um humor mais negativo e maior ansiedade. 

Os pesquisadores afirmam que os dependentes de chocolate apresentam traços de dependência regular, porque exibem desejo por chocolate, comportamento alimentar irregular e humor anormal.

O VÍCIO DO CHOCOLATE É COMO O VÍCIO EM OUTRAS DROGAS?

Embora existam semelhanças entre comer chocolate e usar drogas, geralmente os pesquisadores acreditam que o “vício” do chocolate não é um verdadeiro vício. Embora o chocolate contenha potencialmente substâncias que alteram o humor, elas são encontradas em concentrações mais altas em outros alimentos menos atraentes, como os brócolis. Uma combinação de características sensoriais do chocolate - doçura, textura e aroma - nutrientes e produtos químicos, juntamente com oscilações hormonais e de humor, explica em grande parte os desejos de chocolate.

O chocolate é visto como “desobediente, mas agradável” - saboroso, mas algo que deve ser resistido. Isso sugere que o desejo é mais provavelmente um fenômeno cultural do que físico. A incapacidade de controlar a alimentação pode ser resultado de traços inatos e do ambiente de hoje.

Contudo, há sim possibilidade de as pessoas se tornarem dependentes de chocolate e se encontrarem necessitadas do tratamento saúde mental, o que podemos oferecer para você.

Se as suas necessidades são grandes e o desejo de comer chocolate é incontrolável, considere que você pode ser dependente de chocolate e que necessita do tratamento saúde mental para se libertar desse mal que, embora pareça inofensivo, pode ser extremamente prejudicial para sua saúde.

Procure auxílio médico e não deixe que o prazer de comer chocolate se torne algo prejudicial par você!

Seu Plano de Saúde no Grupo Estância

Atendimento 24 horas

1ª Opção

Vou Entrar no WhatsApp e Saber Mais!

2ª Opção

Quero Ligar no Fixo e Entender Melhor!

3ª Opção

Prefiro que me Liguem

GRUPO ESTÂNCIACentral Nacional

Atendimento24 horas

Região Sudeste

(15) 4003-1595

Estamos localizados, a 67 km da Capital Paulista, com saída na Rodovia Raposo Tavares, contando com os Aeroportos de Viracopos (Campinas), Congonhas (São Paulo) e Aeroporto Internacional (Guarulhos).

Avenida Nakayama, 150. Curral – Ibiúna -SP | CEP: 18150-000 | Caixa Postal 48 | Brasil

Região Sul

(47) 4003-1595

Estamos localizados, a 3 km do parque Beto Carrero World, com saída na Rodovia Beto Carrero World, contando com os Aeroportos de Navegantes (Ministro Victor Konder) e Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz).

Rua José Maria Celista, 180. Gravataí – Penha-SC | CEP: 88385-000 | Brasil

Região Centro-Oeste

(61) 4003-1595

Estamos localizados, a 42 km do centro da Capital do Brasil, pela BR-010/BR-020, contando com o Aeroporto Internacional de Brasília (Presidente Juscelino Kubitscheck).

Chácara Sol Nascente, 03. Fazenda Lagoa Bonita, Planaltina – Brasília-DF | CEP: 73307-993 | Brasil

credibilidade saude mental 1
Empresa 100% Documentada
Credibilidade Saúde Mental

Atendimento 24Hs 4003-1595